O teaser contendo excertos de um novo tema que os Frightened Rabbit lançavam em meados deste mês criavam a expectativa que vinha aí lançamento novo a caminho. E, de certa forma, veio mesmo. Não em formato longa-duração – e por isso Painting Of A Panic Attack, o último álbum da banda, vai continuar sem sucessor durante mais algum tempo -, mas em formato EP.

Recorded Songs condensa em apenas três músicas toda a melancolia imensamente poderosa e genuína que os escoceses têm por hábito destilar em registos mais longos, e porque “misery likes company”, a folk dreamy de Julien Baker – com quem os Frightened Rabbit andaram já em digressão -, vem dar um toque de tristeza e vulnerabilidade ainda mais vincado ao ambiente do EP, embora sempre nas linhas grandiosas e esperançosas de sempre.

“Roadless” – a tal canção que figurava no teaser -, “How It Gets In (feat. Julien Baker)” e “Rained On” são os três temas originais que fazem parte de Recorded Songs, o terceiro EP dos Frightened Rabbit depois de A Frightened Rabbit EP de 2011 e State Hospital de 2012, ambos narradores de uma nostalgia contemplativa de coração pesado e ao mesmo tempo aberto numa viagem pelas paisagens escocesas de forma absolutamente mágica. “Roadless” e “Rained On” foram escritas durante as sessões de gravação do último disco, sendo “How It Gets In” a composição mais recente.

A propósito do novo EP, os Frightened Rabbit lançaram também um vídeo que volta atrás no tempo e vai buscar imagens de arquivo, sobretudo respeitantes a momentos que representam as Forças Armadas, tanto na Força Aérea, Marinha e Exército, que o animador Ross Hogg coloriu de forma a conceder um carácter mais emocional ao vídeo, tornando meras imagens de meados do século XX num filme de animação. O vídeo e o EP para conferir aqui em baixo.