No final do ano passado, Polly Jean tinha disponibilizado parte de uma nova música que a remetia para os territórios assombrados de White Chalk, o seu disco de 2007. Nos primeiros dias de Dezembro, PJ Harvey reclamava a si os direitos de recantar “An Acre Of Land”, um tema tradicional do cancioneiro folk inglês, e anunciava o que se julgava então ser uma mera participação da cantautora de Dorset na banda sonora para Dark River, filme da realizadora Clio Barnard que iria estrear em 2018.

Sabe-se agora que a colaboração não é pontual e que PJ vai assinar a totalidade da trilha sonora do filme num trabalho em parceria com o compositor Harry Escott. Dark River tem data de estreia marcada para dia 23 de Fevereiro, no Reino Unido e conta a história de uma disputa por uma herança por dois irmãos distantes na zona rural de Inglaterra, que se voltam a reunir depois da morte do seu pai.

A versão completa foi entretanto divulgada, e Harvey remete agora o vídeo de “An Acre Of Land” para o imaginário do filme, resgatando cenas da película com foco na personagem principal, Alice, interpretada por Ruth Wilson com imagens paisagísticas de beleza impar. O tema tem, para além da versão do vídeo, uma versão de mais de seis minutos. Ambas para ver e ouvir aqui.

Dark River

Dark River