Abram as portas do Lonely Heart’s Club para John Lutkevich e a Soft Fangs, como intitula o seu projeto a solo que mantém desde 2014 e pelo qual lança o seu segundo LP Fractures em setembro. Resgatando a personalidade sonora de songwritters lo-fi da década de 1990 como Jeff Mangum, Elliott Smith e Mark Linkous, o nova-iorquino é um destes modestos heróis do DIY caseiro e apresenta em novo disco o resultado das gravações captadas durante três dias de intensa nevasca no Maine, e durante os quais se intercalou entre os instrumentos para, num esforço contínuo, interpretar canções que escreveu fragmentariamente ao longo do último ano.

Um processo no qual contou pela primeira vez com a contribuição de outros ouvidos atentos na captação e masterização dos sons. “É o primeiro álbum em que recrutei ajuda para o engenho do som, por isso deixei os meus amigos Bradford Krieger e Chaimes Parker (Big Nice Studio) cuidarem dos aspectos da gravação, e eu apenas precisava correr de instrumento a instrumento”, comenta Lutkevich, que lançou até agora o EP Soft Fangs (2014) e o longa-duração The Light (2016). Enquanto aguardamos o resultado da empreitada, “Elephant Girl”, o primeiro single do novo álbum, já está disponível para atenuar a curiosidade.

Nele percebermos o híbrido de energia e delicadeza característico ao som de Soft Fangs, revelando em breves minutos um cuidado especial com as construções harmónicas, com a variação e a inserção dos instrumentos, contrastando a complexidade das camadas sonoras com a textura lo-fi dos registros. Esta é uma canção que nasce ostentando uma sonoridade quase onírica a acompanhar o vocal passional de Lutkevich, refletindo distintas referências apresentadas pelo artista – dos The Beach Boys aos Pavement, de Leonard Cohen a Sparklehouse -, para dar forma aos sentimentos de solidão e alienação que imprime a cada nova canção. Fractures sai oficialmente a 1 de setembro pela Disposable America e aqui está o alinhamento do disco.

Fractures
01. Elephant Girl
02. Honey Colony
03. Folk Guitar
04. Apple Picking
05. Shells from a Smoking Snail
06. No Cops
07. Weed Spider
08. Cartoons
09. Jordan // Jackson Elementary
10. Mistress
11. We Don't Live Together Anymore