Tão prolíferos e hiperactivos que são, que os próprios membros da mítica banda até encontraram o tecto da nomenclatura GBV Inc. para resguardar as infinitas, díspares e até por vezes incoerentes ligações deste universo que se já estendeu demasiado para lhe reconhecermos lei ou soberania. Nos Guided By Voices já ninguém manda e desde Dayton, Ohio, o pessoal vai fazendo o que lhe dá na real gana. Chega a vez de Robert Pollard, o vocalista da banda, se lançar de novo a uma nova investida com o projecto ESP Ohio, cujo primeiro disco Starting Point of the Royal Cyclopean sai a 18 de Novembro. “Lithuanian Bombshells” já se encontra disponível para escuta.

ESP Ohio foi descrito por Pollard mais como uma banda do que uma colaboração, contando com os seus colegas dos GBV, Doug Gillard e Mark Shue para o ajudar nos arranjos vocais e instrumentais. Encontramos assim, com “Lithuanian Bombshells”, uma energética dose de alt-rock que hoje já raramente se vê, inspirando a nostalgia a sua composição mas indubitavelmente soando a nova e fresca na sua entrega e produção. Sob o mote do seu refrão ultra-recorrente, é uma canção directa, que não enrola a questão e demonstra que está aqui claramente pelas guitarras, pelo espírito orelhudo e a vontade de arranhar.

“Lithuanian Bombshells” sucede-se assim a “Royal Cyclopean”, faixa estreante igualmente curta e concisa que, ainda assim, deixa-nos antever a adição simpática de outros elementos  taiscomo sopros para ornar com novas cores o acastanhado torrado dos indispensáveis riffs. O tema, tal como o primeiro, estará disponível para compra a 21 deste mês pela Rockathon Records mas entretanto já pode ser encontrado para escuta aqui abaixo.