Sai no final de Outubro um dos discos mais esperados do ano e que junta dois dos mais relevantes compositores da era moderna, Kurt Vile e Courtney Barnett. Depois do anúncio sobre a edição de um disco colaborativo no princípio do ano, o norte-americano e a australiana revelam finalmente o primeiro single e o título oficial para o encontro discográfico que os vai levar entretanto numa tour pelos Estados Unidos durante os meses de Outubro e Novembro, onde se farão acompanhar por uma banda all-stars composta por Janet Weiss dos Sleater-Kinney Wild Flag, Rob Laakso dos The Violators e Mice Parade, Katie Harkin dos Sky Larkin e Stella Mozgawa das Warpaint. Lotta Sea Lice sai já no próximo dia 13 de Outubro pela Matador Records e “Over Everything” é o primeiro single da colaboração.

“Over Everything” consiste num diálogo entre os dois músicos sobre o próprio acto de compor, do que cada um faz quando tenta escrever canções ou tem dificuldades em acabá-las. No estilo descontraído que marca a obra de ambos, o diálogo flui livremente sem que isso ponha em causa a ideia de que uma canção está a ser construída. O vídeo, que num processo simples inverte os cantores — é Barnett que vemos quando ouvimos a voz de Vile e vice-versa —, parece confirmar que esta fusão simples pode tornar-se altamente profícua, embora o preto e branco do vídeo pareça ofuscar, ou pelo menos contrariar, as tonalidades ligeiras da música a lembrar por vezes o revivalismo surf-rock de princípio do século — dos The Thrills, por exemplo.

A escolha desta canção para primeiro single não terá sido, aliás, um mero acaso, uma vez que reflecte na prática as descrições que ambos os cantores têm feito do processo de composição usado no disco. Esse método terá consistido em troca de e-mails e conversas por Skype, além de uma componente de improvisação, e terá resultado, nas palavras de ambos, num acumular de várias canções num espaço muito curto de tempo. Lotta Sea Lice contará com nove canções, incluindo uma versão de Kurt Vile para “Outta The Woodwork”, de Barnett; a cantora australiana responderá com uma versão de “Peepin’ Tomboy” (aparentemente com título encurtado). O alinhamento completo do disco pode ser conferido em baixo.

Lotta Sea Lice
01. Over Everything
02. Let it Go
03. Fear Is Like a Forest
04. Outta the Woodwork
05. Continental Breakfast
06. On Script
07. Blue Cheese
08. Peepin’ Tom
09. Untogether

Courtney Barnett & Kurt Vile - Lotta Sea Lice

Courtney Barnett & Kurt Vile – Lotta Sea Lice