Sempre impressionante é o quanto The Tallest Man on Earth consegue encantar o mundo com uma simplicidade pura que cabe a poucos e que não se pode mensurar. O somatório de tudo o que consegue projetar com sua voz ano após ano, faz de Kristian Matsson um exímio artista. E quando menos se espera, numa altura em que Dark Bird Is Home – o último registo de estúdio do sueco -, leva já dois anos de existência, Kristian revela a canção “In Little Fires”, a primeira parte da série de vídeos intimistas condensada sob o título The Light In Demos, no âmbito da qual será revelará a cada duas semanas um tema inédito.

Este é o mesmo Kristian Matsson que atravessa um ou dois rios para chegar à cidade mais próxima de casa e aquele que se confessa admirador da natureza, das florestas, cachoeiras, pássaros e as águas caudalosas destes rios, as mesmas que aparecem nos momentos iniciais do vídeo. No primeiro episódio de The Light In Demos, é apresentada a série e as motivações por detrás da criação do novo projecto com a desenvoltura habitualmente serena e tranquila de Kristian:

As well as other people’s songs that keep me sane, and I’ll let friends join in whenever they feel like.

A canção “In Little Fires” ecoa uma beleza incontestável, com recortes de imagens que se misturam ao canto suave de Kristian, acompanhado da sua guitarra e apoiado por um trompete e um violoncelo numa sonoridade que parece registar a mesma frequência sonora da natureza com quem tem uma relação tão próxima; a magia pacificadora deste enredo folk aflora emoções verdadeiras com a gentileza de um canto reconfortante.

Os primeiros instantes da vida artística de The Tallest Man On Earth ficaram marcados por uma voz inconfundível massificadamente partilhada nas plataformas digitais. Posteriormente, a figura carismática de Kristian veio a ser revelada àqueles que já haviam sido seduzidos pela folk de texturas ricas das suas canções, mas foi apenas em 2015 que Kristian embarcou nos vídeos como representação para as suas músicas. Na sua própria essência, Kristian parece estar sempre disponível a autodesafiar-se, e para o projeto The Light in Demos, tomou as lides de praticamente todos os elementos, tendo escrito, gravado e editado toda a série que será partilhada ao longo das semanas no seu canal no YouTube, e uma que apresenta e revela um pouco mais da sua identidade a cada novo episódio dentro deste belo projeto.

Porém, The Tallest Man On Earth já fez saber que não lançará material novo e original no decorrer deste ano.