Soletremos M.I.A. do avesso. A.I.M. Ora e já não era sem tempo! Desde 2013, ano em que recebemos Matangi, que as ânsias de esperar por mais de M.I.A. eram já imensas. Agora, o coração salta, o sangue pulsa: é M.I.A. quem voltou à carga. Foi revelada finalmente a primeira música do quinto álbum da cantora britânica que se intitulará A.I.M. e está confirmada também a sua data de lançamento para dia 09 de Setembro. Várias vénias foram feitas à activista Mathangi Maya Arulpragasam, depois de nos presentear com quatro álbuns absolutamente tremendos.

Fabulosas são as letras que tocam em pontos sensíveis da sociedade medíocre em que todos vivemos, mas ah…O quanto dançamos ao som delas! São poucos, ou nenhuns, os artistas que hoje em dia se manifestam perante um problema social. Custa falar, podem-se perder os lucros.

Mas M.I.A. não desiste, não desiste de nós.

“Go Off” foi anunciada no site da própria cantora com um excerto do texto do escritor, Sinthujan Varatharajah e pronuncia-se sobre a problemática das fronteiras do mundo e a constante luta dos refugiados, que procuram algum amor existente na arruinada Europa.

Os sobreviventes de guerra, conflito e genocídio vivem como deslocados e refugiados, dispersos em toda a sua terra natal e o mundo … Suas narrativas são interpretadas como passíveis de troca, mutável e incômodo enquanto seus corpos são considerados danos colaterais. Os sobreviventes são tratados como um excedente de pessoas cuja presença muito desestabiliza o status quo, cujas vozes perturbar a conhecida.

A cantora compartilhou com os fãs a letra da sua nova faixa em parceria com os dj’s Skrillex e Blaqstar. Não é recomendado de todo a cardíacos este pequeno cheirinho de A.I.M., assim como o vídeo que o ilustra. Uma brilhante metáfora e jogo imagem/poema. Um vídeo inquietante que retrata a exploração e a destruição de terras, nas explosões de pedreiras e minas aleatórias, algo que se confronta com a letra.

At least you tell your children I came from London
Start talking about me long time like she was random
When I was in your life fella, I was hella bomb
But I had to go off just to stay strong

People love position so I stay way up on a level
Like my name is neymar and you know i’m not normal
There is no competition i’m gon talk and you gon listen

Em entrevista com Annie Mac, Radio 1 BBC, aquando da primeira vez que “Go Off” foi apresentada ao público, a rapper declarou que A.I.M. poderá ser o último fruto da artista apesar de não se preparar para se separar da música por completo, pois isso nem seria possível.

Yeah, I think so. I wanna go and do some other stuff and take some time out. I’m sure I’ll put music out and make music, but as an album, this just came together after ‘Borders’ and it just seemed like it wrote itself very quickly. I had to just go with it.

Faltam só dois meses, aguentem firme, e enquanto morrem esperando, acariciem bem “Go Off!”