Quando o raticida repousa inocentemente ao lado do saleiro e do pimenteiro ao pequeno-almoço e quando o secador de cabelo espreita em silêncio as águas paradas de uma banheira numa altura em que passa pela mente de uma jovem e bela dona de casa dos subúrbios de uma qualquer cidade norte-americana o incentivo de qualquer espécie de acidente tendo como alvo um marido já desconfiado que já não vive sem olhar por cima do ombro e pelo canto do olho, estamos no limiar de uma tragédia passional cuja expectativa e tensão assentam no cliché de um gato Sphynx ao colo a receber festinhas de alguém com tendências criminosas na agenda.

Podia ser o argumento de Alfred Hitchcock numa roupagem Wes Anderson, mas é tão somente o novo vídeo de Dan Auerbach para “Stand By My Girl”, um dos temas retirados de Waiting On Song, o segundo álbum a solo fora da casa-mãe dos The Black Keys – banda que partilha com Patrick Carney -, e que já anda por aí a espalhar vibrações fundamentalmente retro desde 2 de junho. Depois do hino de estádio pueril “Shine On Me” e o psicadelismo suave de “King Of A One Horse Town”, Auerbach parece apostado em redireccionar e alinhar o rock clássico dos anos 70 com os 10’s do séc. XXI num tema que vai buscar inspiração aos Boston, aos Lynyrd Skynyrd, aos Bachman Turner Overdrive ou aos Kansas e a toda aquela chaveta que pegava a ruralidade dos recantos mais inóspitos dos Estados Unidos e a espelhava na música.

O destino que aguarda o marido desconfiado que já não vive sem olhar por cima do ombro e pelo canto do olho… é ver o vídeo até ao fim 😉