Sem nada o prever, os Sigur Rós lançaram ontem um teaser para algo que estaria na iminência de acontecer. Não sabíamos muito bem o que seria, nem para onde nos pretendia levar esta Route One. Apenas que essa misteriosa informação seria divulgada ao mundo pelas 22h, hora de Lisboa. Uma surpresa para os fãs continuadamente em loop durante várias horas no live stream da banda no seu Youtube. Confirmou-se o desígnio e às 22hrs a resposta ao mistério chegou.

Sigur Rós

Sigur Rós

Um stream de 24 horas vai levar-nos a atravessar toda a zona costeira da Islândia. Exacto, todos os 1332km de estrada vão ser feitos de carro e ao som da recém revelada “Óveður”. Segundo as informações que nos chegaram, todos os sons são gerados por um software de criação de sons a cada momento. Elementos individuais extraídos de “Óveður”, a faixa que tem sido a escolhida para a abertuda dos concertos, estão enraizados na app Bronze de forma a criar uma experiência sónica efémera e única. Este distinta abordagem de divulgação está a ser apresentada em directo num dos canais televisivos islandeses, o RÚV 2, no formato de “SlowTV”. Jonsi explica-nos:

In a day and age of instant gratification and everything moving so fast, we wanted to do the exact opposite. Slow TV is counter-active to the world we live in, in that it happens in real time and real slow.

Após vários anos afastados dos palcos, os Sigur Rós passaram pelo NOS Primavera Sound no início do mês e apresentaram “Óveður” um tema novo na edição de Barcelona do mesmo festival, bem como um novo espectáculo especificamente conceptualizado para esta temporada de festivais de verão.