O acaso nunca escreve torto porque as linhas do tempo são tudo menos direitas; e o acaso colocou os The Clientele em rota de colisão com outro conceito abstratamente real, o milagre. E de uma sequência de acasos nasce no dia 22 de Agosto o sétimo trabalho da banda inglesa, que não colocava discos de originais cá fora desde Minotaur editado em 2010, e ainda para mais sendo um mini-álbum. É preciso recuar a 2009 para encontrar Bonfire On The Heath, o disco que precede assim ao futuro longa-duração dos The Clientele e que levará o título de Music For The Age Of Miracles.

Quis o destino ou a coincidência que Alasdair MacLean se cruzasse com um amigo de longa data com quem tinha colaborado algures nos anos 90 em alguns temas dos The Clientele. Calha que Anthony Harmer se tinha mudado para perto de MacLean e apenas 3 ruas os separavam. Harmer continuava a tocar o seu santoor – instrumento de cordas indiano -, e chá puxa chá os dois começam a tocar juntos novamente. Em menos de nada, Harmer oferece-se para compor arranjos para as músicas que MacLean tinha vindo a escrever, e rapidamente se apercebe que tinha um novo disco em mãos para os The Clientele. Vai de chamar os restantes James Hornsey e Mark Keen e o resto é história que ficou já registada e se prepara para ser editada.

O primeiro olhar sobre Music For The Age Of Miracles é “Lunar Days”, uma canção completamente ajustada ao exímio catálogo da banda e, ao mesmo tempo, ajustada pelo tempo ao movimento maior dos últimos tempos: o psicadelismo. O novo tema dos Clientele é uma pérola de psych-pop com apontamentos de santoor que mais parece uma banda-sonora para fotografias antigas, de cores amareladas e memórias recuperadas de localizações ilocalizáveis. De um lado sopram os ventos étnicos de Rubber Soul dos Beatles, a poesia inigualável de Nick Drake, a fragilidade juvenil dos Belle & Sebastian dos primeiros discos e chegam também as vozes e acordes que o tempo centralizou em San Francisco nos anos 60.

Music For The Age Of Miracles sai a dia 22 de agosto pela Merge Records.

Music For The Age Of Miracles
01. The Neighbour
02. Lyra In April
03. Lunar Days
04. Falling Asleep
05. Everything You See Tonight Is Different From Itself
06. Lyra In October
07. Everyone You Meet
08. The Circus
09. Constellations Echo Lanes
10. The Museum Of Fog
11. North Circular Days
12. The Age Of Miracles

The Clientele - Music For The Age Of Miracles