Tal como tínhamos previsto nem há uma semana atrás o teaser revelado pela 4AD trazia boas novas para breve. E o breve é agora. A parceria entre Sufjan Stevens, Bryce Dessner (The National), o compositor de neo-clássico Nico Muhly  e o baterista com ligações estreitas a Stevens, James McAlister, abre agora a possibilidade de se aceder a este trabalho com marcas que remontam já a 2012.

Como primeira órbita de Planetarium, a banda lançou para a atmosfera “Saturn”, o single de avanço, juntamente com um vídeo no qual a voz de Sufjan se apresenta incrivelmente robótica, mas jamais perdendo o tom nostálgico que o caracteriza. Com realização de Deborah Johnson, o vídeo é composto por imagens futuristas que reflectem explosões de cor e os respectivos negativos. Surgem ainda os versos de “Saturn” entre anéis e sobreposições inebriantes numa panóplia de estímulos espaciais.

O disco será lançado a 9 de Junho e reflecte uma homenagem em torno do sistema solar. O grupo partilhou ainda algumas imagens referentes a Planetarium, incluindo a mágica capa do álbum. Para os amantes de boas melodias e de lições de astronomia será a mais brilhante de todas as constelações. Escutem e deixem-se levar.

Planetarium Tracklist:
01. Neptune
02. Jupiter
03. Halley’s Comet
04. Venus
05. Uranus
06. Mars
07. Black Energy
08. Sun
09. Tides
10. Moon
11. Pluto
12. Kuiper Belt
13. Black Hole
14. Saturn
15. In the Beginning
16. Earth
17. Mercury

Sufjan Stevens, Bryce Dessner, Nico Muhly, James McAlister - Planetarium

Sufjan Stevens, Bryce Dessner, Nico Muhly, James McAlister – Planetarium