Andy Butler tem levado os seus Hercules & Love Affair a pisar territórios mais melódicos e menos afectos às profundezas do techno desde que resgatou as ambiências electrónicas de construção menos linear dos seus primeiros trabalhos discográficos neste regresso aos discos. A aproximação a um registo mais complexo e menos puro relativamente a atmosferas mais dançáveis tinha sido já feita com “Controller”, o primeiro tema a ser retirado de Omnion – o próximo álbum do DJ -, onde Faris Badwan dos The Horrors emprestava a sua voz a um tema da mesma casta de uns Depeche Mode que veio desenterrar as paisagens mais negras e nocturnas da pop dos 80.

Quatro meses passados sobre a vaporosa revelação de “Controller”, Andy levanta mais uma ponta do véu sobre o álbum que acaba também de anunciar. “Omnion” mostra, desta vez, Sharon Van Etten a tomar as rédeas da parte vocal e é um tema absolutamente em linha com a longitude espiritual que Hercules & Love Affair pretendeu explorar naquele que será o seu quarto registo de estúdio e o sucessor de The Feast of the Broken Heart editado já em 2014.

Ouve também: “Controller” com Farris Badwan dos The Horrors e dos Cat’s Eyes

Desenrolado sobre uma tapeçaria luxuriosa de synths que crepitam numa órbita oscilante de detalhes minuciosos entrando em colisão lenta numa galáxia doce e harmoniosa, o tema-título do disco emana uma tranquilidade sedutora proveniente das melífluas teias de sons produzidas pela delicadeza e pela vulnerabilidade da voz de Sharon Van Etten, que se cravam num ambiente tecido por vários robots. O próximo álbum dos Hercules & Love Affair está previsto para Agosto mas não se conhece ainda a data oficial de lançamento. Em abaixo, o alinhamento do disco.

Na semana passada, Andy tinha também já feito uma remistura de “Not Myself” de Sharon Van Etten, um tema composto em 2016 de forma a homenagear as vítimas do atentando numa discoteca em Orlando, na Florida, nesse mesmo ano. Um sinal que a colaboração entre ambos os artistas está de boa saúde e se recomenda.

Omnion
01. Omnion (feat. Sharon Van Etten)
02. Controller (feat. Faris Badwan)
03. Rejoice (feat. Rouge Mary)
04. Are You Still Certain? (feat. Mashrou’ Leila)
05. Running (feat. Sisy Ey)
06. Fools Wear Crowns
07. Lies (feat. Gustaph)
08. Wildchild (feat. Rouge Mary)
09. My Curse & Cure (feat. Gustaph)
10. Through Your Atmosphere (feat. Faris Badwan)
11. Epilogue (feat. Gustaph)