Um cenário condizente com a quadra que se avizinha tem revelado, languidamente e à luz – de neon vestida – do espírito natalício, as primeiras confirmações do cartaz para a 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura. Se num primeiro momento coube aos pinheiros erguidos nas margens do Taboão anunciar ao país e ao mundo os primeiros 4 nomes a actuar em meados de Agosto no festival minhoto, desta feita foram um série de embrulhos, de várias cores e tamanhos, cujo invólucro nem houve necessidade de escangalhar, que desvendaram as nuances sonoras presentes nas 3 novas confirmações.

Menos de ano volvido sobre as linhas melódicas etéreas que deslizaram pelo Parque da Cidade no Porto aquando da sua passagem pelo NOS Primavera Sound deste ano no fecho da segunda noite de festival após o concerto de PJ Harvey, os Beach House regressam agora para, um pouco mais a norte, celebrarem tanto a respeitosa marca da sua 11ª actuação em solo nacional, como a história de amor que partilham com o público português. Regressados, também, pela mão do duo franco-americano composto por Victoria Legrand e Alex Scally, estarão certamente Depression Cherry e Thank You Lucky Stars, os dois álbuns lançados pela dupla em 2015 que foram especialmente bem recebidos. Quem ainda não os conseguiu apanhar nas 10 prestações anteriores e nos seus já marcantes 10 anos de carreira, tem aqui uma belíssima oportunidade de testemunhar ao vivo o encantamento nebuloso e sedutor da voz de Victoria e o cintilar contínuo e circular das guitarras de Alex. Avista-se uma autêntica romaria a Coura.

Em estreia absoluta em Portugal estará o electro-free-jazz-funk-hip-hop-doo-bop e um infindável rol de influências e categorias sonoras exploradas pelos BadBadNotGood. Profundamente experimentais e revolucionários na forma como sobrepõem camadas de ambientes sonoros absolutamente distintos e ambíguos que se derretem mutuamente e liquidificam num só elemento portentoso e coeso, os canadianos oriundos de Ontário trazem a promessa de uma viagem quente e exótica pelos 4 discos de estúdio – ao qual se junta Sour Soul, o álbum colaborativo editado em 2015 com Ghostface Killah dos Wu-Tang Clan -, que lhes desenham a carreira desde a sua formação em 2010, incluindo o último IV, lançado este ano.

Lê também: Novo vído de BadBadNotGood feat. Kaytranada

Com uma mão cheia de concertos um pouco por todo o país no currículo, as ambiências dance punk mais alucinantes e coloridas dos !!! voltam a um lugar onde já foram – eles, e nós com eles -, bastante felizes em 2005 e 2016, depois de terem incendiado as hostes em 2014 no Porto no NOS Primavera Sound e contagiado tudo o que mexe nas suas passagens memoráveis pelo Lux em 2010 e pelo Coliseu de Lisboa em 2007. Formação conhecida pelas suas prestações ao vivo enérgicas e electrizantes a roçar uma magnificência demoníaca, os californianos prometem não deixar pedra por revirar com os 6 discos que se contam ao longo dos seus 20 anos de existência.

Beach House, BadBadBadNotGood e !!! (Chk, Chk, Chk) são os 3 nomes que assim se juntam aos já revelados Benjamin Clementine, Foals, Car Seat Headrest e Ty Segall.

Vodafone Paredes de Coura: As primeiras confirmações

Vodafone Paredes de Coura: Assim falaram as árvores da 25ª edição