O mês de Junho começava a aquecer e logo nos primeiros dias trazia as irmãs Diaz de volta aos radares daqueles que se tinham deixado enredar pelos encantamentos electrónico-místicos do soul caribeño sensual e envolvente do disco de estreia de Lisa-Kaindé e Naomi. As Ibeyi avançavam com “Away Away” em formato de oferenda aos deuses e aos mortais, de forma a anunciar um regresso que se tornava imperativo depois do disco de estreia homónimo ter sido um dos álbuns revelação de 2015. Aliás, de ter sido um DOS álbuns do ano.

A intrincada sensibilidade pagã que emanava dos temas de Ibeyi – o álbum -, colocava as gémeas franco-cubanas num espaço particular onde a pop se encontrava num terreiro sagrado com o hip-hop e o r&b mais vanguardista, e as nomeava automaticamente como embaixadoras na Terra de uma espiritualidade fracturante e de veneração à cultura yoruba e ao mesmo tempo as posicionava como irmãs de génio de outras entidades disruptivas, como FKA Twigs. 

De lá até hoje, muitos fogos já purgaram o solo e Ibeyi já não caminha mais sozinho, pois o seu sucessor encontra-se finalmente oficializado. Ash será o segundo disco das Ibeyi e já tem data marcada para 29 deste mês, novamente pela XL Recordings. O longa-duração foi anunciado a par com a revelação em finais de agosto do vídeo para “Deathless” – que podem ver em baixo -, que conta com o virtuosismo de Kamasi Washington e foi realizado por Ed Morris com quem as irmãs Diaz tinham já trabalhado anteriormente em “Ghosts”, “River” e “Mama Says”.

Agora chega o terceiro tema para o novo disco e chega a curiosidade de ouvirmos as vozes de Naomi e Lisa-Kainde Diaz a chamarem assim as suas raízes cubanas com o uso da língua espanhola pela primeira. “Me Voy” será um dos temas mais urbanos das Ibeyi, facto ao qual não será completamente inocente a colaboração da rapper espanhola La Mala Rodriguez. O vídeo é desta vez responsabilidade de Manson.

Ash
01. I Carried This for Years
02. Away Away
03. Deathless feat. Kamasi Washington
04. I Wanna Be Like You
05. No Man Is Big Enough for My Arms
06. Valé
07. Waves
08. Transmission/Michaelion feat. Meshell Ndegeocello
09. Me Voy feat. Mala Rodriguez
10. When Will I Learn feat. Chilly Gonzales
11. Numb
12. Ash

Ibeyi - Ash

Ibeyi – Ash