Poucos momentos em 2016 vão saber mais a mel e caxemira do que aqueles que os Soft Hair vão trazer em breve com o seu há muito a cozinhar disco de estreia. Homónimo, sai pela Weird World a 28 de Outubro e vem trazer todo o bromance inspirado e molhado dos génios criativos de Connan Mockasin e Sam Dust, ex-Late Ot The Pier e que agora opera como LA Priest. “Relaxed Lizard”, banhada em motivos tropicais e um estilo de produção tão sexy quanto distorcido em boa moda da preciosa pop que ambos os artistas têm criado sozinhos ou acompanhados, é a faixa que abre o disco.

Ligeiramente mais terra a terra do que o surrealismo húmido e onírico do single de avanço “Lying Has To Stop”, vemos nesta faixa o fruto das viagens da Eurásia a África efectuadas por Sam Dust em busca de novas técnicas e aberturas musicais. Conhecido por inventar e criar os próprios instrumentos, bem como personalizar as suas técnicas de gravação, Dust foi trabalhando com Connan Mockasin ao longo de 5 anos e em vários locais, desde a nativa Austrália do segundo até à sua própria Inglaterra para trazer o primeiro capítulo desta colaboração.

Exóticos e deslocados, mas ao mesmo tempo extremamente kitsch e irresistivelmente familiares, tanto um como outro foram trilhando um caminho na pop a fim de a distorcer, dobrando convenções de género e de som para criarem discos mutantes de um perigo e diversão intensos. O mesmo mote parece ser aquele que guia a parada dos Soft Hair, mas agora em conjunto.

O disco visita-nos esta semana, mas entretanto, fiquemos com a amostra “Relaxed Lizard”: