Numa altura em que a electrónica e os synths desenterrados da década de 80 se encontram em plena expansão e a dominar grande parte da cena alternativa, tendo encontrado um bolha de oxigénio e convertido vários músicos que iniciaram as suas carreiras ora na folk, ora no rock, Albert Hammond Jr mantém-se ajustado a um trilho fiel à música conduzida por guitarras desfiadas em farpas eléctricas de tom inconfundivelmente “indie”.

O guitarrista dos The Strokes anunciou, no início deste mês o seu regresso aos álbuns a solo e divulgou a primeira amostra, “Muted Beatings“, uma canção enorme que avolumou a expectativa em torno daquele que será a sua quarta aventura discográfica que dá pelo nome de Francis Trouble, e que será lançado precisamente no mesmo mês em que o seu companheiro de banda, Julian Casablancas, tem também o seu projecto paralelo com os The Voidz pronto a editar a sua própria rodela.

Albert Hammond Jr revela agora o segundo pedaço de som para o sucessor de Momentary Masters, de 2015. “Far Away Truths” vai buscar algumas das guitarras saltitantes e feel good dos castelos sonoros dos The Strokes com uns laivos vocais reminiscentes de Editors e apresenta uma atmosfera com morada inalterável nos primeiros anos do século XXI, da altura em que surgiram cardumes de bandas indie rock, especialmente nas ilhas britânicas.

Francis Trouble tem edição marcada para dia 9 de Março pela Red Bull Records e já tem um primeiro vídeo com uma história brilhantemente filmada e emocional para “Muted Beatings”. Os The Strokes lançaram o EP Future Present Past em 2016, mas não deram ainda um herdeiro discográfico a Comedown Machine, o último álbum, de 2013.