O britânico John Peel, conceituado dj e locutor de rádio pela BBC Radio 1 falecido em 2004, teve um papel fundamental na divulgação e na afirmação de inúmeras bandas durante os 40 anos em que esteve no ar. Não só porque foi o primeiro a passar rock psicadélico e progressivo nas rádios inglesas, mas pelas suas Peel Sessions onde teve a oportunidade de gravar mais de 4 mil sessões de mais de 2 mil bandas diferentes pela sua Strange Fruit Records.

Apesar de algumas dessas sessões terem sido lançadas para as plataformas de streaming, a maioria delas não, tendo vindo a ser carregadas pontualmente para o Youtube. Após encontrar todas essas gravações na plataforma, o blogger Dave Strinckson teve a iniciativa de as agrupar por ordem alfabética de modo a facilitar a procura. Nesta lista contamos com David Bowie and The Spiders From Mars, Joy Division, New Order, The Cure, Nirvana, The Smiths, Jack White, Echo & The Bunnymen, The kinks, Thin Lizzy e muito, muito mais.

A lista das Peel Sessions é atualizada regularmente e pode ser encontrada no site de Dave. Verdadeiro serviço público. Obrigadinho, Dave!