E ao terceiro single de Relaxer os alt-J desbravam caminhos sinfónicos de correntes étnicas e semblantes cerimoniais. “Adeline”, o tema revelado durante a tarde de hoje, sucede ao caminhar fúnebre e trippy de “3WW”  e ao agressivo psicadelismo reinventado de “In Cold Blood” com um leve e enganador sopro de tristeza intensa e primitiva.

Ainda sem vídeo como os seus antecessores, mas claramente a clamar por mais uma obra prima cinematográfica como vem sendo habitual no estranho mundo que os alt-J têm criado em torno do seu próximo álbum, “Adeline” afia o triângulo de sons e abre o delta para as correntes de magia criativa da banda de Thom Green, Joe Newman e Gus Unger-Hamilton. Segundo  a banda “Adeline” é uma história set in Australia, where a Tasmanian devil falls in love with a woman as he watches her swim.

Como um ribeiro ténue e de águas parcas e enlameadas, o novo tema dos alt-J cresce de uma suavidade acústica até a um dilúvio de vozes e esquemas sonoros complexos dispostos em crescendo. Uma torrente de inquieto brilhantismo que corre das catacumbas negras de um qualquer templo abandonado numa floresta húmida e densa algures no antigo império Maia até ao desaguar da palavra e das percussões tribais de um final apoteótico e operático em nada líquido.

Mais um tema que favorece a imaginação e a cinematografia de quem se encontra do lado de cá do som e da criação. Relaxer sai no próximo dia 02 de Junho pela Infectious Music e a banda de Leeds trá-lo, certamente, a Lisboa ao NOS Alive no próximo dia 06 de Julho.