Foi revelado um novo clipe para mais um dos temas de Post Pop Depression, o seminal regresso à forma de Iggy Pop e ao bom estilo do vulto do rock, o charme e a aridez são pré-requisitos. Realizado por Jamie-James Medina, o novo videoclip de ordem conceptual coloca a jovem modelo Ruth Bell como protagonista num trabalho que é uma grande ode ao auge da pop art e da moda dos anos 60 numa América em autêntico boom cultural.

“American Valhalla” começa com um cenário de estúdio a preto e branco, com um banco onde se senta a charmosa modelo. Tapando a sua cara, está uma pequena caixa virtual que por sua vezes exibe um sempre teatral Iggy Pop a entregar a performance vocal da música à medida que vai sendo interrompido por imagens de um combate de boxe refundido entre Dick Tiger e Gene Fullmer, na Nigéria. O vídeo acaba por ter um toque interessante, sobre o qual valerá a pena descobrir e reflectir.

Pensando sobre o conceito, Medina contou à Nowness, revista de arte, moda e lifestyle, como a música lhe dava aquele old school feeling, algo que, discutivelmente, é transcedente a todo o disco com a sua onda de “erudito, mas despedaçado artista”:

There is so much history in Iggy’s voice and that seems to be a theme throughout his new record—the contender or the survivor or the last man standing.

Americana clássica é o que encontramos neste novo videoclip de Pop. Quase que se cheira o whiskey ressequido. Entretanto, o padrinho do punk rock volta a lembrar-nos que a 15 de julho há encontro marcado com Portugal no Super Bock Super Rock.