Não surpreendentemente, uma vez que vinha já trilhando desde 2010 uma rota particularmente notável nas esferas do psych folk – e a que não é alheia a colaboração com Will Oldham -, Angel Olsen despontou em 2016 nas mais importantes listas de melhores discos com My Woman, o disco que levou a norte-americana a atingir outros patamares e a apresentar as suas canções nos grandes festivais.

Agora, três meses após ter actuado no NOS Primavera Sound no Porto, Olsen anuncia o lançamento de um novo álbum, um registo que será inteiramente preenchido por demos, raridades e faixas que ficaram de fora dos seus trabalhos anteriores. De Phases – assim se chamará a compilação que será editada a 10 de novembro pela Jagjaguwar -, foram lançados “Special” e “Fly On Your Wall”, os dois temas de apresentação.

“Special” é já velha conhecida dos seguidores do trabalho de Angel Olsen; mesmo sem a canção ter alguma fez figurado em algum registo da artista. Esta primeira amostra para Phases foi composta para My Woman que não chegou a integrar o alinhamento do disco. Os pedidos para que “Special” fosse tocada ao vivo durante a digressão que levou Olsen a subir tantos palcos por esse mundo fora eram de tal forma constantes, que acabou por fazer parte desta nova colectânea. Desenrolada ao longo de 7 minutos, o tema envolve a voz de Olsen em efeitos num rock desértico de pendor psicadélico bastante subtil.

Por sua vez, “Fly On Your Wall” fez parte do projecto Out First 100 Days – uma referência aos primeiros 100 dias de mandato de Donald Trump.  De lírica simples, a faixa parece extrair de Olsen sentimentos enraizados em tom de remorso na sua voz arrastada e densa, e em que os arranjos compactuam com a mesma carga emotiva e profunda da canção de modo pontual.

Os temas divulgados reflectem sobre tempos opostos: enquanto em “Special” brilha um desejo de ser ainda algo mais, em “Fly On Your Wall” Angel mergulha o seu olhar lírico no passado, numa melancolia sobre as coisas que se tornaram imutáveis, mas sem perder a candura de quem não elimina por completo a esperança no amor, ainda que fazendo naturalmente parte da sua génese.

A love never made is still mine
If only real in my mind.

Phases
01. Fly on your Wall
02. Special
03. Only You
04. All Right Now
05. Sans
06. Sweet Dreams
07. California
08. Tougher Than the Rest
09. For You
10. How Many Dreams
11. May as Well
12. Endless Road

Angel Olsen - Phases

Angel Olsen – Phases