Estávamos ainda em inícios de Janeiro, quando se via confirmada a presença dos Arctic Monkeys no festival Firefly, no Delaware, Estados Unidos, em meados de Junho, naquele que viria a ser o primeiro concerto confirmado da banda britânica em quatro anos – entretanto, já foram confirmadas mais 15 actuações em festivais pela Europa.

Mas desde Setembro do ano passado que se fala num regresso de Alex Turner e dos restantes rapazes aos discos, depois de várias movimentações nas redes sociais a darem indícios de que estaria para breve o anúncio do lançamento de um novo trabalho discográfico, herdeiro a AM, que data já de 2013. Ora, não demorou muito a que a confirmação, mais ou menos oficial, tenha vindo da parte do baixista Nick O’Malley, que em entrevista à publicação For The Ride, confirmou efectivamente o regresso da banda aos estúdios.

Com novo álbum no horizonte, previsto para ser lançado ainda no decorrer deste ano, os Arctic Monkeys chegam a Lisboa para tocar num palco que conhecem bem e por onde passaram em 2014, no então ainda Optimus! Alive, depois de duas passagens anteriores pelo Super Bock Super Rock em 2011 e 2013. Após terem sido confirmados ontem como parte do alinhamento do Primavera Sound, e de muitas apostas quanto ao festival que iria possivelmente acolher este ano a banda em terras lusas, os britânicos são hoje confirmados no cartaz do NOS Alive, actuando no dia 12 de Julho juntamente com os Nine Inch Nails, Snow Patrol, Wolf Alice, Sampha e Friendly Fires.

Os Arctic Monkeys fazem assim companhia aos já confirmados Alice in Chains, At The Drive In, Beatriz Pessoa, Bernardo, Chvrches, Eels, Franz Ferdinand, Friendly Fires, Future Islands, Jack White, Khalid, Mallu Magalhães, Marmozets, Minta & The Brook Trout, MGMT, Pearl Jam, Perfume Genius, Portugal.The Man, Queens Of The Stone Age, Rag’n’Bone Man, Real Estate, Sampha, Snow Patrol, Surma, The Kooks, The National, Two Door Cinema Club, Wolf Alice e Yo La Tengo.

Arctic Monkeys no Palco NOS do NOS Alive'18

Arctic Monkeys no Palco NOS do NOS Alive’18