O primeiro álbum em uma década de Arthur Brown e dos seus The Crazy World Of Arthur Brown Zim Zam Zim sai a 28 de Julho e já temos as primeiras mostras do que aí vem… e a verdade é que parece ser mais uma peça do brilhantismo ímpar de Sir Arthur. O video para “The Unknown” e a faixa-título “Zim Zam Zim”.

Mais de 40 anos de carreira, aventuras sonoras e experimentações vanguardistas depois, a força indomável de Arthur Brown atravessou gerações e chega agora a mais um disco e a um grupo de canções que quebram barreiras de género, viajam no tempo e moldam mundos. Aos 72 anos, faz um disco à luz das sonoridades actuais sem saudosismos nostálgicos e sem estar preso a qualquer década ou movimento passado, pondo-se ao lado de Tom Waits como um dos poucos músicos históricos no activo com relevância para o presente e o futuro.

“The Unknown”, o vídeo e primeiro single de Zim Zam Zim, é inspirado por um activista grego que não há muito tempo mostrou a Brown e à sua banda os pontos de Atenas onde decorreram as recentes manifestações. Mas é fundamentalmente uma canção sobre os prós e os contras dos avanços ambientais e tecnológicos. Em conversa com o The Guardian que estreou o vídeo, Arthur diz:

This track grew out of connections with various people who lived in alternative communities where solar power, earth ships, straw bale structures, woofers, ecological living search for an identity that was different from the ones sanctioned by the current status quo.

alec peterson sig