Na mesma altura em que se concentravam as mentes mais futebolísticas no possível, provável e por fim infrutífero assalto à liderança do campeonato nacional de futebol, Father John Misty fazia questão de entreter o mundo não com 1, não com 2, mas com 3 generic pop songs.

Generic pop songs?, perguntam vocês. A adjectivação não é opinativa, subjectiva, nem tão pouco insolente. A poucas semanas do lançamento de Pure Comedy – o terceiro longa-duração atribuído ao alter-ego -, J. Tillman surge com uma série de 3 novos temas que levam todos o mesmo título e que difere apenas na numeração creditada para cada um deles.

Para quem gosta de um bom binge-listen, é pegar na série aqui em baixo e consumir de enfiada a “Generic Pop Song #3”, a “Generic Pop Song #9” e “Generic Pop Song #16”. Se irão aparecer entretanto os restantes números da colecção, não se sabe. Por agora, há canções pop genéricas num registo pouco habital no ex-Fleet Foxes para ouvir e os títulos não foram atirados à toa: feitas para ser formulaicas, com letras previsíveis, recicladas e desenhadas deliberadamente segundo os cânones da melhor pop ouve-agora-esquece-em-30-segundos-e-passa-à-frente, os temas resgatam muito daquilo que a história da música popular nos trouxe, e nem são alheios os “ooohhhh ohhhhh” orelhudos dos refrães para seduzir as massas nos grandes “estádios”. Se efectivamente são esquecíveis ou não… oiçam.

Pure Comedy é editado a 7 de Abril pela Bella Union na Europa e pela Sub Pop no resto do mundo.