I Wonder… Do Vampires Menstruate?

Chegando-nos das mãos generosas do Adult Swim Singles Program 2016, ouvimos num estado de alma ritual “Period Piece”, o novo single de Jenny Hval.

O rasto de sangue de Blood Bitch – produzido por Jenny Hval e Lasse Marhaug -, que nos virá em torrente a 30 de Setembro deste mês via Sacred Bones, ganha espessura. Depois dos unanimemente celebrados “Female Vampire” e, em Julho passado, “Conceptual Romance”, a vampira escandinava conduz-nos na voz xamânica e nos atmosféricos arranjos de percussão à experiência mais íntima e mais universal da condição de fêmea: sim, falamos de menstruação. Já na apresentação do seu mais recente álbum nos dizia que este se dedicaria a explorar

… the white and red toilet roll chain which ties together the virgins, the whores, the mothers, the witches, the dreamers, and the lovers.

Como nos habituou, o seu manejo hábil da palavra que se funde em som, multiplicando significados, Jenny Hval rompe o limbo entre concreto e abstracto – a consciência abarca o consultório do ginecologista, os seus atemorizantes instrumentos, mas também o corpo, o desejo, o espaço – afinal, estamos perante a arte múltipla, desconcertante e provocadora de Jenny Hval. Viajamos entre o poder da palavra, da imagem, do som, sem bússola que nos possa recentrar. Estamos suspensos num mundo de vampiros, contemporâneos, femininos, a sagrar o mundo de euforia e dor.

A sedução vem precisamente de estarmos sempre a beira da crua violência de existir, mas intuindo que apenas aí estará a beleza. Seremos capazes? Temos até 30 de Setembro para saborear o convite.

Don’t be afraid, it’s only blood.