Uma manhã de sábado em qualquer parte do mundo ocidental e de outras latitudes e longitudes. Podia ser Lisboa, podia ser São Paulo, podia ser o Porto, Melbourne, Helsínquia, Miami ou onde quer que estejas a ler. Mas não é. O dia acordou em Glasgow na cidade natal de Stuart Murdoch, e o sol matinal trouxe o novo vídeo para os Belle & Sebastian.

“We Were Beautiful”, a canção, tinha já sido tornada pública em Julho passado, mas encontra-se agora com as imagens da realizador Blair Young anteriormente responsável por vídeos e documentários para Biffy Clyro, Franz Ferdinand, Travis, Sons & Daughters e para “Funny Little Frog” de The Life Pursuit, o sétimo longa-duração dos Belle.

Há quem corra, há quem se aninhe no sofá com os putos para ver televisão, há quem sonhe, há quem chore, há quem ainda esteja sob o efeito das luzes do clube na noite que antecedeu o despertar de sábado… e há os Belle & Sebastian a tocar na sala de ensaios. Ou, segundo as palavras da banda na legenda do vídeo no Youtube,

Life experienced at different speeds as the city wakes up over a Saturday morning. Filmed throughout Glasgow, from Crookston in the south-west, through the City Centre to Easterhouse and Cranhill.

Por agora não há novidades do sucessor de Girls in Peacetime Want To Dance de 2015, mas Stuart tinha já afirmado que a banda estava a escrever e a gravar para uma série de EPs em vinil. Se “We Were Beautiful” e a música que escreveram para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 farão parte desta nova colecção, só o raiar de alguns sábados de manhã poderá responder.