Se ainda há quem esteja à espera do regresso dos escoceses Belle And Sebastian à candura inocente de “Lazy Line Painter Jane”, “This Is Just A Modern Rock Song” ou “A Century Of Fakers”, este é efectivamente o momento de desistirem. Os meninos cresceram, as canções perderam a doçura melancólica dos tempos de meninice, e pelos vistos a Escócia tem bons clubes onde se dançar.

Girls In Peacetime Want To Dance e este novo vídeo de apresentação para “The Party Line” não deixam grandes dúvidas sobre o caminho que Stuart Murdoch deu ao seu projecto. Os visuais retro não escondem um tributo ao disco e o som respira e transpira as influências de James Murphy e quase poderia ser uma parceria com Joseph Mount, Joe Goddard e Alexis Taylor.  Os Belle And Sebastian já não vêem desenhos animados, mas dançam que se fartam.

O disco sai em Janeiro pela Matador e é o nono registo de estúdio da banda de Glasgow. Para não desesperarem com tantos beats, podem dar um olho ao trabalho no estúdio ao som de uma outra faixa de Girls In Peacetime Want To Dance. “The Cat With The Cream” ainda está carregada de nuances barrocas, mas de forma muito mais concreta e citadina e sem as flores campestres de antigamente.

alec peterson sig