A ausência Beverley Martyn não foi certamente alheia ao mundo. Um dos maiores ícones do folk durante a década 70 e vocalista dos The Levee Breakers, a cantora, compositora e guitarrista anuncia o seu regressa aos discos. Gravado no País de Gales juntamente com o guitarrista e produtor Mark Pavey, The Phoenix And The Turtle conta com as contribuições do baixista Matt Malley (ex-Counting Crows) e do baterista Victor Bisetti (ex-Los Lobos).

Para Beverley Martyn este é um álbum tremendamente íntimo e pessoal. Dele constam canções compostas ao longo da sua já bastante longa carreira, das quais se destacam “Sweet Joy”, o primeiro tema que compôs, e “Reckless Jane”, canção escrita em parceria com Nick Drake pouco antes do seu falecimento em 1974 e que nunca antes tinha visto a luz do dia. O single “Levee Breaks” e “Going To Germany”, temas que costumava cantar com os The Levee Breakers e “Women And Malt Whiskey”, tema escrito sobre o seu falecido marido, John Martyn, fazem também parte do rol de canções deste seu primeiro trabalho em 14 anos.

Beverley Martyn comenta que o álbum “still has that in-a-room feel [and it] sounds like an old style analogue record”. Lançamento a 22 de Abril.