Björk reabriu os portões de ferro mágicos do reino surreal que construiu para Utopia, o novo álbum editado há pouco mais de duas semanas. Um processo que começou em Setembro com a promessa para breve de novidades, que rapidamente se tornaram em “The Gate“, o primeiro tema e vídeo do nono disco que entretanto já viu sair do seu núcleo os temas “blissing me” e o recém-lançado “Utopia“. Ambos os temas tiveram também direito a exercícios visuais absolutamente vanguardistas e sublimes… como se espera sempre da rainha que ocupa um trono que apenas a si lhe pertence, no que respeita a construções sonoras muito particulares.

A islandesa anuncia agora o seu regresso a Portugal, uma década depois de ter pisado solo lusitano pela última vez na Zambujeira do Mar, então como parte do cartaz de 2008 do Festival Sudoeste. Björk viria a cancelar, quatro anos mais tarde, o concerto que tinha agendado no então Optimus Primavera Sound, aquela que viria a ser a edição de 2012 do festival agora conhecido como NOS Primavera Sound e que atravessa pela primeira vez a fronteira e se desdobrava em dois eventos, um em Barcelona e outra na cidade do Porto.

Björk, que já confirmou um novo álbum para 2018, é assim a primeira confirmação do Vodafone Paredes de Coura, que decorre nos dias 15, 16, 17 e 18 de Agosto na Praia Fluvial do Taboão e se apresenta nas margens do Rio Coura no dia 18. Os passes gerais podem ser adquiridos no site oficial do festival e nos locais habituais pelo preço de 85€. O Fã Pack FNAC Vodafone Paredes de Coura, que inclui o passe geral para o festival e uma t-shirt exclusiva, está igualmente disponível nas lojas FNAC pelo mesmo preço.

Em baixo, a desconstrução do vídeo para “The Gate”, lançado ontem pela islandesa.