Blueprint Blue - Undertoad
55%Overall Score

Apesar de ser apenas um EP de 4 faixas, a edição de Undertoad criou um pequeno burburinho por aqui. O EP foi gravado com a ajuda de alguns amigos da banda no estúdio dos The Horrors na zona leste de Londres, com Joshua Hayward, guitarrista dos senhores de Primary Colours, e Jerome Watson (The History Of Apple Pie) nos comandos das mesas de gravação e mistura. Os Blueprint Blue são Melissa Rigby e Huw Webb (irmão de Rhys dos The Horrors) dos S.C.U.M. e Astral Pattern, conduzidos pela voz e guitarra de Elliot Hayward. Desenganemo-nos com esta intro se se esperaria negritudes pós-punk ou espiralidades shoegaze. Aqui vive o mundo rural americano.

É curioso como uma banda com a palavra blue duas vezes no nome, à primeira música de Undertoad, “The Cabin Is Cold”, nos remete para 1995 e para o disco de estreia de Josh Haden e dos seus Spain, The Blue Moods Of Spain, mas com uma maior suavidade na voz e longe dos tons monocromáticos e solenes do filho da lenda do jazz, Charlie Haden. This cabin is not cold!!!

“Rattlesnakes” começa como um pequeno passeio ao wildside de Lou Reed, mas depressa se torna numa field trip a um bar de beira de estrada algures no Tennessee, onde uma banda canta canções sobre a vida no interior dos Estados Unidos depois de um dia agarrada ao tractor num campo de milho ou tabaco. Quase se consegue imaginar as camisas de ganga, as barbas e o cheiro a cerveja entornada num vinil de Neil Young.

A sombra do pequeno Haden regressa, se bem que nunca desaparece totalmente, em “Scared Of Your Mother”. Ele corre bar adentro, enquanto casais de cowboys e redneck chicks em botas de cabedal e jeans comidos pelo sol embarcam num corpo a corpo dançante ao som da slide guitar de Hayward que desagua num ataque ao blues mais descarado em “Panic Attack Blues”. Nove minutos de feedbacks subtis e leituras de escalas de acordo com o Evangelho Segundo Muddy Waters.

Undertoad fica como o registo de estreia de uma banda orgulhosa das suas influências nada de moda. Vale a coragem e aguardam-se cenas dos próximos capítulos, mas sem grandes pressas.