Não haja dúvidas que o regresso de Justin Vernon às edições com os seus Bon Iver é um dos pontos mais altos do ano de 2016. 22, Million fecha o vértice da perfeição da pirâmide discográfica da banda do Wisconsin. For Emma, Forever Ago em 2007, marcou o primeiro ponto no Universo, Bon Iver, Bon Iver em 2011, traçou o caminho para o segundo, e agora a 30 de Setembro o estranho e críptico 22, A Million fecha esse percurso sagrado. Tal como explicado pelas palavras de Justin, 22, A Million encerra um ciclo e um capítulo de procura.

Já conhecemos até agora os dois temas que abrem o disco,  “22 (OVER S∞∞N)” e “10 d E A T h b R E a s T ⚄ ⚄” e hoje recebemos uma palavrinha de Deus em formato de “33 “GOD””. Mais um dos títulos de grafismo singular que pode ou não esconder leituras ambíguas e secretas. Só o tempo irá revelar se Vernon avança para uma explicação ou se o propósito artístico se manterá aberto a leituras individuais.

Na verdade, já conhecemos o disco na sua totalidade pois os Bon Iver apresentaram-no na íntegra no palco do Eaux Claires Music & Arts Festival. Evento curado pelos próprios na sua cidade natal faz poucas semanas. Para recordar é vir aqui.

33 “GOD” é a assumpção espiritual e religiosa de Vernon. O falsete de sempre, a subtileza e leveza densa de sempre. 22, A Million sai a 30 de Setembro pela Jagjaguwar.