Chamar Will Oldham um dos trovadores maiores do nosso tempo não levanta grande discussão, e o consenso deve ser mais que alargado no seio da grande família da folk seja ela mais ou menos alternativa. E seja vestido de Will, de Bonnie ou de um dos seus cognomes palacianos, ele tem vindo desde a alvorada da década de 90 a prestar homenagem a uma forma de sentir muito norte-americana e a uma forma de contar e cantar histórias rurais muito simples mas em nada simplória.

Um legado que Bonnie ‘Prince’ Billy herdou de tantos outros antes, mas que ganha especial relevo na admiração de Oldham pela obra de Merle Haggard, figura mítica da country music que faleceu em 2016, deixando entre os meros mortais 49 discos de originais e várias mãos cheias de discos ao vivo e de compilações. A ligação de Will a Haggard é tão íntima que a primeira vez que o músico de Kentucky cantou em público foi exactamente uma música de Merle. Assim sendo, Bonnie ‘Prince’ lança agora em jeito de tributo post mortem uma colecção de versões de Merle Haggard.

O disco carrega o nome de Best Troubador e sai a 05 de Maio pela Drag City. Podem ver já dois dos temas inclusos no sucessor de Pond Scum, o disco do ano passado. Já há dois vídeos e nenhum deles chega em formato tradicional. “Mama Tried” tem um olhar em 360º e “Bad Actor” leva-nos para o chuveiro com Will e a sua companheira Elsa Oldham. Não, o chuveiro não está ligado.

Best Troubador

01. The Fugitive
02. I’m Always on a Mountain When I Fall
03. The Day the Rains Came
04. Haggard (Like I’ve Never Been Before)
05. I Always Get Lucky With You
06. Leonard
07. My Old Pal
08. Roses in the Winter
09. Some of Us Fly
10. Wouldn’t That Be Something
11. Pray
12. That’s the Way Love Goes
13. Nobody’s Darling
14. What I Hate (Excerpt)
15. I Am What I Am
16. If I Could Only Fly

Bonnie Prince Billy - Best Troubador

Bonnie Prince Billy – Best Troubador