Os áridos desertos do midwest norte-americano e suas subdivisões em espaçosos condados que nas suas fronteiras pouco definidas abarcam num mesmo território sonoro o indie folk, a americana, o alt country tantas vezes pejadas de cumbia e latinidade, têm nova banda sonora anunciada para a vida que corre devagar mas nem sempre tranquila nas paisagens mais bucólicas do oeste.

Vindos de Tucson, no Arizona, mas embaixadores de toda uma ambiência próxima do spaghetti-western onde os pores-do-sol são mais largos e os horizontes mais estendidos, os Calexico regressam com novo álbum no raiar de 2018 mas é ainda bem dentro dos domínios de 2017 que temos os primeiros vislumbres para o álbum número 9 dos norte-americanos.

“End Of The World With You”, o single de avanço e o tema de abertura para o álbum -, deita por terra muita da sonoridade mais exótica que tanto influenciou a parte mais substancial – e até reconhecível -, da carreira dos Calexico, herança recebida principalmente pela convivência íntima e transfronteiriça com terras mexicanas -, e aproxima-se substancialmente do icónico imaginário country-romântico de Ryan Adams pejada com uma vibrância rítmica muito semelhante à que nos habituámos a ver nuns Manic Street Preachers.

Um novo capítulo na discografia dos Calexico – que tinha ficado parada em 2015 com Edge Of The Sun -, The Thread That Keeps Us situa o seu lançamento a 26 de janeiro de 2018 pela City Slang e que marca uma transição artística para esferas um pouco mais convencionais. Parece que a “Casa de Calexico” mudou de morada e deixou as suas memórias passadas enterradas debaixo de um cacto solitário no meio do deserto. Alinhamento do disco e artwork mais abaixo.

The Thread That Keeps Us
01. End of the World With You
02. Voices in the Field
03. Bridge to Nowhere
04. Spinball
05. Under the Wheels
06. The Town & Miss Lorraine
07. Flores y Tamales
08. Another Space
09. Unconditional Waltz
10. Girl in the Forrest
11. Eyes Wide Awake
12. Dead in the Water
13. Shortboard
14. Thrown to the Wild
15. Music Box

Calexico