Se há coisa que Chad VanGaalen tem uma aptidão especial para fazer – e faz imensamente bem – é canções bonitas. Daquelas canções que de tão bonitas demoram a encontrar o botão de saída de um loop que se gasta mas que não cansa. Sem se socorrer de complicadas fórmulas sonoras ou panóplias variadas de instrumentos, Chad encontra na simplicidade a propulsão para melodias melosas repletas de charme num ponto de convergência que encontra uma folk de leve aroma psicadélico com pequenos curto-circuitos electrónicos que tornam a sua música confortável e familiar e ao mesmo tempo peculiar com nuances sci-fi.

“Old Heads” consente a anterior descrição e perfila-se como uma das melodias mais carismáticas que temos visto durante o ano. O tema de avanço de Chad para Light Information, o sexto álbum do canadiano e sucessor de Shrink Dust de 2014, com lançamento para 8 de setembro pela Sub Pop, centra-se na alienação criada pela omnipresença da tecnologia e a preocupação pelos moldes actuais em que se processa o crescimento, em especial, das crianças.

Chad é também artista visual e já criou vídeos em animação para J Mascis, Guster, Adult Swim e Holy Fuck, e realizou vídeos para os Shabazz Palaces, Strand of Oaks, Tanya Tagaq, METZDan Deacon, para além de já ter produzido um disco deos Alvvays.