Quando duas formas de arte se cruzam e quando se completam e complementam, elevando a qualidade já de si inerente ao original, ficamos então perante um momento de reverência quase religiosa, algo que toma conta de nós e nos leva a rezar num altar tão bem conhecido, caminhando o percurso da nave que é a igreja da música. E, os CHVRCHES, fieís apóstolos da religião do synthpop, trazem-nos o novíssimo vídeo para “Bury it”, o quinto single da impressionante colheita que o álbum Every Open Eye, o segundo da banda escocesa, já rendeu. E é aqui, no vídeo, que a magia acontece: a acompanhar as viciantes e pulsantes batidas iniciais, a unir-se ao ritmo pleno da sensibilidade synthpop dos CHVRCHES, está uma narrativa gráfica ilustrada pelo celebrado Jamie McKelvie, co-autor de duas das grandes celebrações da música enquanto força primordial, avatar de mudança, catalista de revoluções, em ‘Phonogram‘ e ‘TheWicked + The Divine‘, nestas obras ilustrando os brilhantes argumentos de Kieron Gillen. E as palavras debitadas por Hayley Wiliams – ela mesma, dos Paramore -, ganham outro peso, outro sentido, neste matrimónio de música e animação aqui presente.

A mensagem de superação e do procurar forças para tomar uma decisão, o erguer acima de tudo e de seguir em frente, tudo isto se torna absolutamente real através deste processo (al)químico resultante do crossover destas tão distintas, mas no entanto tão geminadas formas de arte. Chegamos ao fim dos três minutos que compõem o vídeo e vemo-lo de novo. E de novo, e de novo, e de novo. Algo aconteceu, mas não estamos certos do que foi. E vemos mais uma vez, duas vezes, as vezes que forem necessárias. E depois, então depois sentimos, e sabemos, e sabemos finalmente a questão : was this some kind of magic?

O vídeo para “Bury It”, pode ser visualizado abaixo. Recomendam-se múltiplas visualizações.

Every Open Ey‘, o segundo álbum dos CHVRCHES, foi originalmente editado em Setembro de 2015, e o single apresentado que acompanha o vídeo teve edição em Junho deste ano.

+ CHVRCHES

CHVRCHES – Clearest Blue