Brendon Massei, o dono e senhor dos Viking Moses, lançou-se à estrada no longínquo ano de 1993 e desde aí que nunca mais parou. Foram mais de vinte (!!) anos em tournée; primeiro em nome próprio, depois com o pseudónimo Supperbell Roundup, assentando finalmente com os Viking Moses no ano de 2003. Até ao lançamento do primeiro disco, Crosses em 2006, a banda – cujos membros estão em constante rotação, com a excepção de Brendon – não abandonou os palcos e as ideias para o álbum foram surgindo pelo caminho.

The Parts that Showed (2009), The Conquest Night (2012) e Jahiliyah (2014) seguiram o trajecto do primeiro álbum – criado nas digressões, pausa rápida para gravar num estúdio, editar, de volta aos concertos – mas foi em 2015 que Brendon Massei finalmente fez uma merecida pausa, estando actualmente a descansar tranquilamente em Baltimore, Maryland. Este intervalo não demorou muito tempo pois o artista está de volta, regressando aos palcos portugueses já nesta sexta feira para apresentar novas músicas, assim como os momentos altos do passado Jahiliyah.

Entretanto, a primeira parte ficará encarregue ao português João Santos e o seu projecto Daily Misconceptions. O seu primeiro álbum, Our Little Sequence of Dreams (que pode e deve ser sacado gratuitamente aqui), foi lançado esta segunda-feira, no primeiro dia de Primavera e tal como a estação, é uma lufada de ar fresco, com a sua electrónica ambiental que demorou cerca de uma década a ganhar forma até ser presente ao mundo.

Será a experiência em tournée que faz de Viking Moses um nome que vale a pena ver ao vivo? Sim e não. Apesar da sua energia contagiante ao vivo, conseguindo misturar os distantes universos do pop, soul e do folk num só, há muito mais para descobrir em Viking Moses e Brendon Massei: apelidado como “o mais original talento da música americana desde Kurt Cobain” por Alan McGee da revista The Guardian e elogiado pela forma como consegue criar um equilíbrio perfeito entre melodia e lírica, muitos vão ficar surpreendidos com o que lhes espera no dia 25 deste mês, às 18h30, no Lusitano Clube, perto da Sé de Lisboa. Com bilhetes por apenas 5€, é de aproveitar!

Viking Moses + Daily Misconceptions Poster