Ethan Kath tinha avançado no início deste ano que o novo trabalho dos Crystal Castles estaria cá fora algures pela Primavera. Confirma-se, para já, que era falso alarme e que a nova encarnação da banda, com a voz de Edith Frances a tomar a posição anteriormente ocupada pela carismática Alice Glass, ainda não tem no horizonte grandes notícias sobre a edição do disco. Ou será que está alguma coisa para acontecer em breve?

No passado dia 30 de Junho, os Castles avançaram com a primeira audição oficial de um novo tema chamado “Femen”. Um pequeno vídeo com pássaros presos numa mistnet e a palavra August no final indiciava que Agosto poderá trazer alguma surpresa. “Femen” tinha já sido estreada durante uma mini-tour pela América Latina durante o mês de Maio e agora o primeiro vídeo oficial de Kath and Frances chega-nos sem aviso.

“Concrete” é a fórmula que já tão bem se conhece. Os beats noise distorcidos, marca de água única dos Castles, cobrem as vocalizações femininas e demoníacas de Edith. O vídeo é a minimalidade habitual. Edith atravessa de costas um recinto de um festival de t-shirt dos Type O Negative vestida, enquanto salta e dança como se estivesse possuída por um espírito de um qualquer filme de terror japonês.