Quase na vertigem da passagem de um ano sobre o lançamento de Future Politics, as Austra de Katie Stelmanis e Maya Postepski resgatam das gavetas do terceiro álbum um dos temas que não encontraram espaço no alinhamento do disco editado pela Domino e que as trouxe até ao Jameson Urban Routes de Lisboa, no final de Outubro.

“Change The Paradigm” é um b-side e uma poderosa abordagem em tons menores em comparação com praticamente todas as músicas que fizeram o manifesto em formato disco de consciencialização e de chamamento à acção singular e interventiva. Se em Future Politics o som se desenha em tons de esperança e luz – por mais ténue que essa seja, em boa parte do disco – a banda canadiana mostra agora um outro lado. Mais negro, mais ríspido, mais agro e mais em linha com uma estética sonora facilmente reconhecível como influenciada pela E.B.M..

Sobre o novo tema Katie confessa que,

I wish ‘Change the Paradigm’ had made it onto the record because it directly embodies what I wanted to express on Future Politics – that the most powerful tool we possess for creating a better world is our own imagination. Future Politics was written in a much different climate than what we have today. It’s been difficult to stay positive, but for me the possibility of what lies ahead is not only a weapon of potential, but a source of comfort and faith. We have to believe in the future and our own power to invent it now more than ever!

De Future Politics saíram já os vídeos para “Utopia“, “I Love You More Than You Love Yourself“, e para a música que dá nome ao disco.