As muito habituais incursões de Damon Albarn pelas terras férteis da arte e sons enraizados no continente africano têm mais um capitulo. Desta feita, Damon é um dos convidados da sua própria Africa Express, projecto fundado em 2013 que fomenta a colaboração de músicos ocidentais e africanos contra os conceitos de limite e fronteira, sejam de carácter geográfico, de género ou geracional, para conhecer mais a fundo aqui. Mais que um convidado, Albarn é uma das peças essenciais de uma máquina orgânica de magia que esteve reunida em torno da The Orchestra Of Syrian Musicians em cinco concertos em Junho deste ano – em Southbank Centre’s Royal Festival Hall e nos festivais de Glastonbury, Roskilde, Istanbul Jazz e Holland -, e cujo fruto é lançado em Dezembro pela Transgressive Records.

The album is very important to us. It was a very unique project, artists from all over the world performing with the most brilliant musicians from Syria. It was an honour for me. And this new album will give people another opportunity to get to know The Orchestra of Syrian Musicians for what we are – passionate, professional musicians.  – Raghad Haddad, a viola da orquestra e natural de Damasco

Damon Albarn reparte o papel de convidado de honra com Paul Weller, Julia Holter e uma tremenda selecção de all-stars de artistas africanos que conta com a síria Faia Younan, o tunisino Mounir Troudi, o maliano Basseku Kouyaté, o senegalês Seckou Keita, o mauritano Noura Mint Seymali e o franco-argelino Rachid Taha, entre outros. Além de temas tradicionais sírios e árabes, o disco não deixa o lado ocidental de parte, criando uma ligação entre as culturas ocidentais e africanas. Uma versão de “Blackbird” dos Beatles por Albarn, bem como “Out Of Time” dos seus Blur, “Wild Wood” de Paul Weller e “Feel You” de Julia Holter são reinventadas com a The Orchestra Of Syrian Musicians.

Por agora, e enquanto não chega Dezembro, ficamos com as versões de Albarn para “Blackbird” e o trailer oficial para Africa Express Presents… The Orchestra Of Syrian Musicians & Guests.

Africa Express Presents… The Orchestra of Syrian Musicians & Guests Tracklist:

01. Intro
02. 3azely
03. Wild Wood [Ft. Paul Weller]
04. Yah Mahla El Fus’ha [Ft. Faia Younan]
05. Out of Time [Ft. Damon Albarn]
06. Rakeb 3al Hamra [Ft. Mounir Troudi]
07. Feel You [Ft. Julia Holter]
08. Al Ajaleh [Ft. Basseku Kouyaté and Seckou Keita]
09. Blackbird [Ft. Damon Albarn and Paul Weller]
10. Old Damascus
11. Richa [Ft. Noura Mint Seymali]
12. White Flag [Ft. Damon Albarn]
13. Ya Rayeh [Ft. Rachid Taha]
14. Oghneyat Men Baladi

Africa Express Presents… The Orchestra of Syrian Musicians & Guests

Africa Express Presents… The Orchestra of Syrian Musicians & Guests