Se existe algo palatável a ser extraído da falência espiritual do mundo, só pode mesmo ser o impulso criativo que consome certas almas diante do desespero. David Byrne é uma dessas almas, e sua American Utopia é a resposta do frontman dos Talking Heads, um dos mestre do art rock ainda vivos, à insatisfação pessoal com os caminhos trilhados por todos nestes dias estranhos e inquietantes em que vivemos.

A nova coleção de canções é o primeiro trabalho solo de Byrne nos últimos 14 anos, desde o lançamento do album Grown Backwards, em 2004. De lá para cá, porém, o nova-iorquino não esteve parado, mantendo colaborações com o habitual parceiro de criação Brian Eno e a heroína pop das guitarras St. Vincent, com a qual lançou em 2012 seu último trabalho, o curioso Love This Giant.

American Utopia, cujo lançamento está anunciado para o dia 9 de março pelo selo Nonesuch Records, foi gravado em Nova Iorque e Londres. Byrne prefere esclarecer que o título do álbum não guarda qualquer ironia, representando um questionamento verdadeiro que perpassa todas as faixas. Com as 11 canções, o artista propõe uma reflexão sobre o que mais pode ser feito para dar novas cores à vida que levamos:

Many of us, I suspect, are not satisfied with that world—the world we have made for ourselves. We look around and we ask ourselves—well, does it have to be like this? Is there another way? These songs are about that looking and that asking. […] The title refers not to a specific utopia, but rather to our longing, frustration, aspirations, fears, and hopes regarding what could be possible, what else is possible.

As primeiras doses da inspiração do trabalho já podem ser experimentadas com o single que anuncia o album, “Everybody’s Coming to My House”, divulgado através de um pequeno vídeo animado. Embalado pelo groove certeiro sempre esperado de uma canção de Byrne, o single mescla o ritmo marcante do baixo e da percussão com sintetizadores, efeitos eletrônicos, solos de guitarra e uma produção cuidadosa – além, é claro, da inconfundível voz de Byrne sobrepondo-se a isso tudo. Ouça a canção e confira mais abaixo o alinhamento completo do disco:

American Utopia

1. American Utopia
2. I Dance Like This
3. Gasoline And Dirty Sheets
4. Every Day Is A Miracle
5. Dog’s Mind
6. This Is That
7. It’s Not Dark Up Here
8. Bullet
9. Doing The Right Thing
10. Everybody’s Coming To My House
11. Here

David Byrne - American Utopia

David Byrne – American Utopia