Três anos após o lançamento do seu bem conceituado e violento álbum homónimo, a dupla inglesa está de volta com o seu novo single “Lights Out”. A banda bem que avisou que seu novo trabalho, intitulado How Did We Get So Dark?, seria composto por músicas com uma tendência bem mais sexy e confiante que o primeiro disco. Em entrevista para a revista Q, divulgada em Janeiro pela NME, a banda contou um pouco mais sobre o processo do novo disco.

“Ficamos num armazém em Burbank e foi ótimo; dávamos festas durante a noite e escrevíamos o dia inteiro. Sentimos que havia um tema em comum entre as músicas.” afirmou o baixista e vocalista Mike. “Lights Out” surge então com esta ambiência mais sexy que foi prometida pela banda, com os vocais de Mike aparecendo bem mais melódicos mas sem abandonar os efeitos pesados e elaborados no contrabaixo, que se alinham com a também pesada bateria de Ben Thatcher. Aliás, foi com essa combinação de peso entre somente a bateria, o baixo e os vocais altos e gritados que a banda tornou singular a sua sonoridade – puxada para o stoner e para o garage rock -, e estas características aparecem novamente nos trabalhos da dupla.

O baterista acrescentou que “não estamos a fazer o mesmo caminho dos Keane, ainda fazemos rock n’ roll”, afirmando a posição da banda em relação à lealdade à sua própria característica sonora. Além de “Lights Out”, os Royal Blood também já nos deram outras pistas daquilo que será o seu segundo álbum. No Reading Festival de 2015 a banda já tinha apresentado uma outra canção nova também parte de How Did We Get So Dark? chamada “Hook, Line and Sinker” que, em oposição à melódica e sensual “Lights Out”, trouxe a já conhecida vibe pesada do stoner da dupla.

Uma outra composição que fará parte do novo disco e que já foi revelada é a pesadíssima “Where Are You Now?”, que apresenta uma linha de bateria bem marcante e acelerada e riffs de baixo bem agudos, como uma máquina que bate e arranha, confeccionando os seus produtos de pedra e aço.

O lançamento do novo disco está marcado para o dia 16 de Junho e a banda lançou junto ao novo single o vídeo para a música. Os Royal Blood também já divulgaram o setlist do álbum, que podem ver em baixo.

01. How Did We Get So Dark?
02. Lights Out
03. I Only Lie When I Love You
04. She’s Creeping
05. Look Like You Know
06. Where Are You Now?
07. Don’t Tell
08. Hook, Line and Sinker
09. Hole In Your Heart
10. Sleep

Até Julho ainda temos tempo, mas ficamos aguardando ansiosamente por mais dos Royal Blood e a sua nova onda de peso e sensualidade.