Bruno Cardoso, que conhecemos enquanto Xinobi, tem-nos arrebatado desde há alguns anos para cá, e de que maneira, seja com as suas peças individuais ou em colaborações com o colega, músico e amigo Luis Clara Gomes, a.k.a. Moullinex ou, até mesmo, com Lazarusman, entre muitos outros. Xinobi sempre foi um daqueles rebentos que transpiravam música, e com essa paixão constituiu o seu intelecto musical recheado de diversificadas influências e trilhos.

A aquisição de uma vasta cultura musical concebe sublimes criadores. Isto permite-nos, a nós, ouvintes e admiradores, viajar e ser levados para uma atmosfera mais house ou, por outra, visitar através de uma máquina do tempo o regresso dos anos 80 numa disco night. Isto é especialmente evidente nos seus singles “BMX” e “Day Off” que, de imediato, se tornaram perfeitos hinos. Depois do lançamento do EP The Best of Me pela Work It Baby, tínhamos a certeza que iriamos ouvir falar de Xinobi muitas vezes. E tanto assim foi que formou, juntamente com o seu camarada, a Discotexas, que hoje em dia corre de vento em popa, abrindo portas para o novo e arrojado mundo da música house.

Por outro lado o nosso ilustre Xinobi envolve-se em outros projectos como, por exemplo, a autoria da brilhante banda sonora do célebre “Zululuzu” do Teatro Praga (Bravo, Bruno!), que esteve em cena no Teatro São Luiz até há poucos dias. Actualmente, o DJ trabalha na finalização de 1975, o seu próximo álbum de estúdio, limando todas as arestas para nos deliciarmos, mais e mais. Remisturas também são sempre escapes bonitos que Xinobi gosta de cozinhar e “Love Has Come Around” de Donald Byrd ou “And I Say” de Nicolar Jarr são exemplos perfeitos da sua arte. A última dessas aventuras é o seu novo remix, onde se apropria, amigavelmente, da faixa dos portugueses que tanto estima e respeita, os Dead Combo. “Quando A Alma Não É Pequena #1” foi a escolha do músico, que dignamente a benzeu com os seus dotes de DJ na sua mesa de mistura.

Resta-nos informar-vos que o DJ estará dia 20 de Outubro no Red Bull Music Academy Culture Clash ao lado de Moullinex, Check e The Legendary Tigerman. Por agora, oiçam a grande alma de Xinobi.