Há coisas que só vendo mesmo. Encontrar Mark Lanegan com um punhal tremeluzente preso ao cinto de ligas e uma rosa no cabelo, a calcorrear com a voz as vielas mal afamadas da cidade de Lisboa onde se encostam as canções dos Dead Combo, é coisa que nem nos sonhos mais bem regados a whiskey e ópio seria possível conjurar. Mas as águas geladas do Rio Coura abrem portais que só quem conhece as margens do Taboão pode conceber.

E assim acontece. Tó Trips e Pedro Gonçalves, já mais que habituados a fazerem colidir mundos de som e imaginários díspares nas cordas da guitarra e do contrabaixo, puxam o ex-Screaming Trees para dentro da máquina de viajar no tempo e no espaço e prometem um momento único – e ao que se sabe até agora irrepetível – no anfiteatro natural do Vodafone Paredes de Coura. Os Dead Combo estão com o sexto disco de originais na ponta da ponta e mola e chegam ao festival minhoto já com Odeon Hotel de portas bem abertas ao público. O novo disco do duo sai em Abril e foi produzido por Alain Johannes.

Quem também vem e atravessa o rio para o palco do festival é Frankie Cosmos, que na verdade se chama Greta Kline e é filha de Kevin Kline. Sim, esse mesmo, o actor de Um Peixe Chamado Vanda. A cosmologia de Greta faz-se de canções curtas e doces, de uma profunda admiração pela estética DIY e de bafos de inspiração da cena anti–folk nova-iorquina. O resultado da equação são dois discos de originais, Zentropy por conta própria, de 2014 e Next Thing, de 2016, pela Bayonet Records. Frankie Cosmos juntou-se entretanto à família maravilha da Sub Pop e tem já o terceiro longa-duração marcado para o final deste mês de Março. O novo disco chama-se Vessels e foi apresentado já por “Apathy”, “Being Alive” e “Jesse”. Podem ver o caniche que dá corpo à capa do disco no vídeo para este último em baixo e encomendarem o disco aqui.

A 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura acontece entre 15 e 18 de Agosto e tem também já confirmados Arcade Fire, Fleet Foxes, Skepta, King Gizzard & The Lizard Wizard, Slowdive, The Blaze, Big Thief, … And You Will Know Us By The Trail Of Dead, Curtis Harding, Shame, The Mystery Lights, Japanese Breakfast e Confidence Man.