Bizarro?! Psicadélico? Exótico? Sim! Sim!! Sim!!! E ficávamos aqui a dar adjectivos aos Dengue Fever. Psych-Khmer (vermelho ou não mas de guerrilha sem dúvida) rock vindo do Cambodja não é de todo o que se espera ouvir vindo do país do sudeste asiático. Aliás, não sei bem o que se espera ouvir feito por uma banda cambojana… mas se for assim eu quero ir lá buscar uns discos.

Na verdade a banda é maioritariamente americana, formada em 2001 por Ethan Holtzman e o seu irmão Zac depois de uma viagem do primeiro ao Cambodja. Os irmãos procuravam uma voz que pudesse/soubesse Khmer (língua oficial do Cambodja) e um dia numa investida por Little Phnom Penh – bairro cambodjano de Long Beach – entram num club onde cantava Chhom Nimol, uma ex-cantora de karaoke bastante famosa no Cambodja que tinha ficado por território americano depois de uma visita à irmã. O convite foi feito, Chhom passa a ser a voz dos Dengue Fever… mas apenas com o objectivo de fazer mais algum dinheiro para enviar para a família lá em casa.

E assim se vai já para o quarto disco, canções espalhadas por séries como True Blood e Weeds, filmes como Broken Flowers de Jim Jarmusch e City Of Ghosts de Matt Dillon, prémio por melhor World Fusion Album no Independent Music Awards e muito muito mais. The Deepest Lake sai em Fevereiro pela própria editora da banda, a Tuk Tuk Records (nada a ver com a praga de carripanas espalhadas pela cidade de Lisboa) fundada em 2012.

Rock psicadélico, o folclore tradicional e o surf-pop/rock cambodjano dos anos 70, percussões africanas e sul-americanas e isto é apenas uma parte do retrato possível desta banda. Fica o vídeo de apresentação para The Deepest Lake onde Chhom Nimal se vê encarcerada e num duelo entre o bem e mal… Cães danados, prisões, demónios e feiticeiros, lagos de fogo e casamentos… a bizarria total no vídeo de “No Sudden Moves”, canção que podia perfeitamente integrar a banda sonora de um filme sobre a guerra do Vietnam pela mão de Quentin Tarantino.

The Deepestet Lake

01. Tokay
02. No Sudden Moves
03. Rom Say Sok
04. Ghost Voice
05. Deepest Lake on the Planet
06. Cardboard Castles
07. Vacant Lot
08. Still Waters Run Deep
09. Taxi Dancer
10. Golden Flute

alec peterson sig

 

 

 

Dengue Fever Cover

Related Posts