Father John Misty tem andado nos últimos dias pelo país do sol nascente a levar a sua alta concentração de ironia e crítica social encaixada no seu último registo de estúdio, Pure Comedy, e verifica-se que os palcos que recebem longas digressões – o álbum tem atravessado as fronteiras de vários continentes há praticamente um ano -, são muitas vezes as primeiras testemunhas de novas canções, apresentadas em estreia ao vivo ainda antes de serem conhecidas as respetivas versões de estúdio, que inclusive, não raras vezes são compostas na estrada, enquanto se queima o tempo entre viagens.

Foi assim que Josh Tillman despiu em estreia o embrulho sonoro do seu novo tema, “Mr. Tillman”, tendo as primeiras imagens sido captadas no dia 15 deste mês perante a plateia que enchia o Tsutaya O-East, de Tóquio. Apenas alguns dias depois de ter sido revelado ao vivo, “Mr. Tillman” mostra-se agora a nova canção na versão em que foi gravada, e põe de parte o tom das canções de Pure Comedy – que intencionalmente ou não acabaram por fazer de Father John Misty um dos expoentes máximos do crooner dos últimos anos -, enquanto leva o mundo de viagem até às nuances psych-folk do longa-duração de estreia do ex-Fleet Foxes, Fear Fun, de 2012, álbum do qual se aproxima bastante.

“Mr. Tillman” é uma das canções que farão parte do próximo álbum de Father John Misty que está previsto para ser editado este ano e do qual apenas se conhecem por agora alguns dos títulos do alinhamento, para além do novo tema que pode ser já ouvido em baixo.