Na última década de 80 a frase “If you wanna do it, do it right – right, do it with me!” foi cantada, com sucesso mundial, por famosos amantes de sonho nos sonhos de milhões de jovens. E “I’m Your Man” dos tão pop Wham! parece ter estranhamente inspirado uma banda de rock alternativo, ainda por cima chamada Destroyer. Porquê? Porque o destroyer Dan Bejar foi um adolescente que viveu na “boa onda” British Columbia e regressou agora ao street rock em “Dream Lover”, primeira amostra do novo álbum dos Destroyer, Poison Season, que será lançado a 28 de Agosto.

Porém, o cantar de Dan Bejar é tranquilo, intimista. E apesar da batida yé-yé, (que sugere rápidas estradas de acesso ao mar, mesmo em dias cinzentos) e do simples poema de amor, os musculados saxofones sobrepostos às pandeiretas do french beat tornam “Dream Lover” um grandioso hino de Verão. Porque expandem a canção – geograficamente, até ao soulful nordeste dos States (Detroit, Chicago), e estilisticamente, para a orquestral E Street Band de Bruce Springsteen, uma inspiração para o álbum referida por Bejar, a par do Bowie de “Dancing In The Street” (ainda o upbeat e as pandeiretas como conceitos para uma canção mais extrovertida que as do anterior Kaputt).

“Dream Lover” é uma excelente canção pop, bem composta e descomplexadamente radio friendly, com um refrão que fica no ouvido – “Here comes the sun. Lovers on the run” – e apetece ir repetindo, até se poder escapar com a companhia desejada para o ar livre ou para a vida real, a que se vive entre os sonhos de almofada… Pode ser o tema que finalmente apresente o público mainstream aos multifacetados Destroyer, que também fazem bem o que é menos fácil do que parece: uma boa canção para alegrar momentos tristes. Cheer up!