Com Catarina, a czarina. Se Neil Hannon verbalizasse a ela o que sente… Por enquanto, só a paixão pela lendária Catarina II da Rússia. É o novo vídeo dos The Divine Comedy, para o single “Catherine The Great”, que anuncia o próximo álbum da banda, Foreverland, cujo lançamento será a 02 de Setembro, cinco meses antes de a banda voltar a Portugal.

Uma canção tipicamente The Divine Comedy com muito Verão na música, nobilitada pelo cravo barroco e refrescada por brisas de harpa, tudo envolvido por uma elaborada orquestração animada por fogosos arranjos de metais, algo felizmente muito habitual na carreira da banda irlandesa. Coerentemente, a letra é uma impressionista descrição apaixonada da imperatriz da Rússia, que nunca deixou de ser a iluminada alemã Sofia Anhalt-Zerbst-Dornburg e que teve que conciliar o complexo governo da Grande Mãe Rússia (ainda mais para uma mulher, no século XVIII, que depôs o próprio marido Pedro III) com a sua extravagante personalidade, que ficou para a História tanto pela implacabilidade infligida aos opositores políticos e ideológicos como pela impulsiva intimidade,algo que Neil Hannon espirituosamente resumiu em a powerful gate.

O sumptuoso videoclip para “Catherine The Great”, protagonizado pela actriz Elina Löwensohn (A Lista de Schindler; Nadja) e pelo próprio Neil Hannon (o apaixonado aristocrata), é uma miniatura de filme de época, com todos os belos clichés de direcção artística próprios do género, que retrata os eloquentes atributos de Catarina II, sem deixar de satirizar alguns traços da sua personalidade, conseguindo por isso encher o olho e simultaneamente semear alguns (sor)risos em somente três minutos.

Temos mesmo que esperar tanto pelo álbum Foreverland?!

+ The Divine Comedy

The Divine Comedy em Lisboa e Braga… e na corte francesa?