Os The Joy Formidable continuam a preferir estar de um dos muitos lados certos da música de guitarras. Esquivos no que toca a serem facilmente alojados em categorias mas magnéticos no que toca a um charme rough mas classy muito próprio e ao que de tanto ecoa de tantas frentes do rock numa linha identificadora perfeitamente sua.

O trio do País de Gales está de volta aos discos este ano com AAARTH, o terceiro disco em formato longa-duração que se junta a uma já respeitável colecção de singles e EP’s lançados entre 2008 e 2017, além dos dois álbuns The Big RoarWolf’s Law de 2011 e 2013 respectivamente. Um grito de guitarras abrasivas, complexas mas directas e curiosas em encontrar outras formas de cortar a cada acorde e a cada riff.

A poderosíssima montanha de peso e sentidos de “Dance Of The Lotus” apresentou os The Joy Formidable de novo em Maio passado acompanhando a notícia que a banda de  “Ritzy” Bryan, Rhydian Dafydd e Matthew James Thomas estava de volta e esta semana a oficialização do disco veio com mais um dos temas que fará parte do terceiro capítulo dos Joy. “The Wrong Side” cambaleia entre a melodia pop e a capacidade de elevar o rouco grito rock a níveis de um clássico de estádio. Tem solos, tem experiências, tem a marca essencial do que é uma canção dos The Joy Formidable: o balanço entre as escolas do rock alternativo (e não só) tanto da cena americana como britânica.

Sobre a forma como o disco ganhou forma e identidade Ritzy reflecte assim

With life not always being that kind, you can either go down a really dark hole or you can smear yourself with colour and reverie and try to forget. That’s what we did with AAARTH; we threw ourselves into this beautiful vivacious collage of experimentation, real meets unreal, and stopped giving a fuck about things that didn’t matter, and started caring more about the things that are worth your time.

AAARTH sai a 28 de Setembro pela Hassle Records. O vídeo de “Dance Of The Lotus”, o novo tema “The Wrong Side” e o alinhamento e artwork todos em baixo. Para os fãs hã uma box especial que podem pré-reservar clicando na capa do disco.

AAARTH

1. Y Bluen Eira
2. The Wrong Side
3. Go Loving
4. Cicada (Land on Your Back)
5. All in All
6. What For
7. The Better Me
8. Absence
9. Dance of the Lotus
10. You Can’t Give Me
11. Caught on a Breeze

The Joy Formidable - AAARTH

The Joy Formidable – AAARTH