Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia, e os espectros e farrapos de magia a que nos é concedido o acesso vêm em grande parte das vezes em formato artístico. Sobram exemplos espalhados pelas páginas da história e do dia-a-dia mas pensemos nas plataformas usadas por Shakespeare ou Harry Smith ou nos breves minutos que os Slowdive deixaram até agora gravados nas esferas do tempo e são exemplares de reflexos de como a arte é realmente uma ponte para outras margens mais ou menos tangíveis.

Depois de na alvorada de 2017 os planetas se terem alinhado definitivamente e “Star Roving” ter vindo a rasgar o firmamento para anunciar a boa nova que os velhinhos Slowdive estavam a caminho de um novo disco e a reunião de uma das pedras basilares da shoegaze era uma certeza, agora o livro da revelação é aberto de par em par e já temos todos os dados para a leitura do que aí vem. 22 anos depois de Pygmalion, o colectivo de Rachel Goswell, Nick Chaplin, Neil Halstead, Christian Savill e Simon Scott anuncia agora o quarto e auto-intitulado disco de originais que sai a 05 de Maio pela Dead Oceans. Claro que anúncio sem música nova não é a mesma coisa, e assim sendo a banda de Reading desvenda o vídeo para “Sugar For The Pill”. Podería haver título mais shoegazer?!

Os Slowdive começaram ontem a nova tour em Glasgow e já temos algumas imagens de como a magia se está a fazer em palco. E magia é algo que está claramente imbuído no ADN dos ingleses e acompanha novamente a banda no novo disco. O novo vídeo e o artwork de Slowdive são inspirados no filme avant-garde de Harry Smith, Heaven and Earth Magic.

A banda anunciou um concerto surpresa para amanhã, 29 de Março. Pelas 21h10 podem dar um saltinho ao mural dos Slowdive no Facebook porque vai ser transmitido em directo. Enquanto não há novidades e concertos para Portugal, vamos tentar apanhar a banda no Brasil mais precisamente no Festival Balaclava em São Paulo no próximo dia 14 de Maio.

Slowdive
01. Slomo
02. Star Roving
03. Don’t Know Why
04. Sugar for the Pill
05. Everyone Knows
06. No Longer Making Times
07. Go Get It
08. Falling Ashes

 

✨✨✨ #slowdive #stargazing

Uma publicação partilhada por Colin Clark (@profcolinclark) a