A missão de transferir um álbum inteiro para uma dimensão visual é sempre uma proposta de ambição, e os EL VY chegaram finalmente a um círculo completo. A versão “video album” de Return To The Moon fica agora completa com uma nova imaginação para “Careless” num trabalho que, tal como os restantes, exceptuando “Sad Case/Hapiness, Missouri” (entregue a Kelly Lyon), foi levado a cabo por Tom Berninger.

O irmão do vocalista Matt Berninger escreve mais um capítulo para todo o universo estético dos EL VY, criando uma montagem alinhada com o sabor trágico-cómico do tema ao mesmo tempo que emprega e desenvolve as suas próprias marcas estilísticas muito focadas na home footage, na representação split screen e numa presença assídua do elemento canino. O vídeo vive entre a doçura das suas imagens e o aspecto mais grotesco e soturno daquilo que é a vida corrente, encontrando-se a meio com a espécie de aura romântica que a música dos EL VY produz, onde o balanço se faz constantemente entre a candura e a melancolia magnífica.

Entretanto, os irmãos Berninger e a outra metade da dupla, Brent Knopf (presente num pequeno portátil através do Skype) estiveram presentes numa sessão de Q&A com a Talkhouse precisamente para discutir como foi levar a cabo este projecto audiovisual. O material figurou-se tão rico que a plataforma de entretenimento decidiu compilar um apanhado dos momentos mais desastrosos da sessão. A mesma pode ser vista aqui e “Careless” já aqui em baixo.

A versão vídeo de “Return To The Moon” pode também ser vista na íntegra em formato playlist já aqui.