Os ingleses Editors anunciaram na passada sexta-feira através das suas redes sociais que iam mostrar música nova e contar mais algumas novidades na segunda-feira seguinte durante o programa de rádio de Jo Whiley na BBC Radio 2. Prometido é devido e…

A banda de Birmingham está de regresso aos discos já em Março que vem, e além de ter mostrado o primeiro single, revelaram também todos os detalhes sobre o sexto disco de uma carreira firme que têm vindo a desenvolver desde 2002. Violence é o disco que passa à frente do denso In Dreams de 2015 na discografia dos Editors e chega mais uma vez pela mão da Play It Again Sam. O anúncio do disco vem já anexado a um vídeo realizado mais uma vez pelo iraniano Rahi Rezvani com quem os Editors tinham já trabalhado no anterior álbum.

O primeiro tema a sair de Violence e a ganhar movimento é “Magazine”, uma música que se equilibra perfeitamente na sonoridade habitualmente flutuante do quinteto britânico e que desta vez cai para o lado das grandes canções de estádio com uma leitura pop sobre o híbrido electrónico de rosto rock que é desde há muito marca registada da banda. Ou tal como Tom confessou a Whiley:

Over the years, we’ve gone from backwards between more band-orientated sounding records and more electronic records. I think there’s a balance here between melody and brutality that I don’t think we’ve managed to get before.

Muita da responsabilidade é atribuída a Benjamin John Power – o homem por detrás de Blanck Mass e dos Fuck Buttons -, que participou nas gravações de Violence com alguma produção adicional ao trabalho de Leo Abrahams (Wild Beasts, Florence & The Machine, Frightened Rabbit). Sobre o vídeo e o single de arranque Smith explica que,

“Magazine” is a pointed finger aimed at those in power…some corrupt politician or businessman…a character, and a tongue in cheek poke at the empty posturing and playing to the masses of the power hungry.

Violence sai no dia 9 de Março e podem já ir assegurando uma das versões do disco na loja oficial dos Editors (link na capa do disco em baixo).

Violence
1. Cold
2. Hallelujah (So Low)
3. Violence
4. Darkness At The Door
5. Nothingness
6. Magazine
7. No Sound But the Wind
8. Counting Spooks
9. Belong

Editors - Violence

Editors – Violence